top of page
  • Profa. Dra. Claudinéa Yamashiro

A Acupuntura na criança e suas particularidades

Atualizado: 18 de abr. de 2023

Nas crianças, o crescimento e desenvolvimento energético é semelhante ao estrutural e ao fisiológico, sendo todos imaturos. Isso as torna mais sensíveis aos desequilíbrios energéticos e a diversas doenças.

É importante conhecer as diferenças e particularidades do sistema energético da criança e os fatores que influenciam neste sistema, principalmente na primeira infância, para que a Acupuntura Tradicional Chinesa, quando aplicada em crianças, possa ajudar efetivamente na manutenção do equilíbrio energético, na prevenção de doenças, fortalecendo o sistema imunológico, prevenindo, assim, o aparecimento de doenças físicas e psíquicas.

Para um atendimento efetivo aos pequenos, o acupunturista deve conhecer e dominar, além das particularidades da anamnese e do diagnóstico energético na criança, os seguintes temas:

Acupuntura Pediátrica

Distúrbios e afecções comuns na infância

Por ser um público bastante especial, é preciso que o acupunturista conheça as particularidades dos distúrbios e afecções da infância e os fatores patogênicos relacionados a eles, possibilitando uma anamnese completa e, consequentemente, um tratamento eficaz, levando em consideração as características e peculiaridades de cada criança.

Materiais e técnicas de estímulos na criança

Existem indicações e contra-indicações da Acupuntura com e sem agulhas na criança. Em crianças até 7 anos, o tratamento com acupuntura é feito com sementes e outros estímulos não invasivos. A partir dos 7 anos, as sementes são gradativamente substituídas por agulhas, de acordo com a adaptação ao estímulo de cada criança.

Atividades lúdicas no atendimento

O brincar é uma das portas mais eficazes para conseguir a colaboração da criança no tratamento pela acupuntura, por isso é importante utilizar atividades lúdicas no atendimento.

A importância de cuidar também da mãe

A ligação da criança com a mãe é muito forte, tanto física quanto emocional. Por isso, a mãe também deve receber tratamento de acupuntura, para que os resultados na criança sejam ainda mais efetivos.

bottom of page