top of page
  • Profa. Dra. Claudinéa Yamashiro

Fisioterapia Integrada a Acupuntura

Atualizado: 25 de mar.


Fisioterapia integrada a Acupuntura

A integração entre fisioterapia e acupuntura em um tratamento contribui para uma melhora rápida e duradoura em diversas áreas. A Acupuntura tem como objetivo restabelecer o equilíbrio energético, e como consequência promover o desaparecimento gradativo dos sinais e sintomas físicos e emocionais, enquanto a Fisioterapia tem como objetivo prevenir e tratar os distúrbios cinéticos funcionais de órgãos e sistemas.


Essa integração começa na avaliação, etapa fundamental do tratamento. Ela permite conhecer a origem energética da doença, sua natureza, o mecanismo de aparecimento e desenvolvimento do fator patogênico, as funções em desequilíbrio energético, os sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais, permitindo identificar, quantificar e qualificar distúrbios cinético-funcionais de órgãos e sistemas, possibilitando assim um diagnóstico energético e fisioterapêutico precoce para então conduzir o tratamento de forma a obter o melhor resultado terapêutico.


Para que todos esses objetivos sejam alcançados, a avaliação é única para cada paciente, considerando suas diferenças e particularidades. Avaliar de forma minuciosa, atenciosa e cuidadosa, permite conhecer o paciente em todos seus aspectos: energéticos, físicos e emocionais. Aspectos esses de fundamental importância para todas as etapas do tratamento, desde a elaboração de seus objetivos até as condutas utilizadas para que eles sejam alcançados, como a seleção dos pontos de acupuntura, o tipo de estímulo, a escolha das técnicas fisioterapêuticas e recursos a serem utilizados.


É fundamental durante todo atendimento ajudar o paciente a desenvolver e aprimorar o seu Saber. É necessário que o fisioterapeuta tenha um tempo voltado para o diálogo, para a orientação, para a troca de informações, para ouvir e ensinar o paciente, dando a ele autonomia e independência para que seja protagonista de sua própria recuperação.


As orientações passadas ao paciente para o seu dia a dia são tão ou mais valiosas quanto o próprio atendimento, pois são elas que vão proporcionar a ele a segurança necessária para que ele assuma o controle do seu tratamento.


A conscientização do paciente a respeito do seu estado de saúde o empodera para que tenha uma melhora rápida, eficaz e duradoura. Dá margem para a prevenção e controle das alterações apresentadas por ele.


Nós do Instituto SeneS acreditamos que esse empoderamento, esse Saber por parte do paciente só acontece quando ele se sente acolhido, cuidado. Esses sentimentos vão gerar Bem-estar, Tranquilidade, Equilíbrio e a Vontade de ter uma qualidade de vida melhor, de ter saúde, de Ser o protagonista da sua recuperação. E sobre esse sentimento, temos no Instituto SeneS uma grande Responsabilidade e Cuidado para que ele seja desenvolvido por nossos pacientes de forma plena durante a condução de todo nosso trabalho.


Esse é o nosso Trabalho no Instituto Senes. Essa é a Fisioterapia que acreditamos e que não medimos esforços para seja realizada com todos os nossos Pacientes.


E essas Bases que objetivamos ensinar e compartilhar com os Alunos de todos os nossos cursos de Fisioterapia e Acupuntura.


Quem sabe um dia pela multiplicação desse conhecimento, do Saber e do Sentir Integrados no Cuidar e na Atenção para com cada Ser, a partir do Trabalho e dedicação de cada Fisioterapeuta que já tem dentro de si esse conhecimento Integrado possamos fazer com que realmente a Fisioterapia e a Acupuntura sejam exercidas de forma que a primeira Intenção, e quem sabe um dia a Única, seja a de Ajudar e Contribuir efetivamente com a melhora de todos aqueles que precisam dos cuidados de um Fisioterapeuta!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page