top of page
  • Foto do escritorProfa. Dra. Claudinéa Yamashiro

Os benefícios da acupuntura nas diferentes fases da mulher

Atualizado: 19 de abr. de 2023


Os benefícios da acupuntura nas diferentes fases da mulher
A Acupuntura Tradicional Chinesa contribui na melhora, diminuição e controle das alterações que podem ocorrer nas diferentes fases do universo feminino. Tem um papel importante na manutenção da saúde da mulher em todos os aspectos, físico, psíquico, emocional e energético

A Acupuntura Tradicional Chinesa contribui na melhora, diminuição e controle das alterações que podem ocorrer nas diferentes fases do universo feminino.


Tem um papel importante na manutenção da saúde da mulher em todos os aspectos, físico, psíquico, emocional e energético.

Na adolescência, fase de transição entre a infância e a vida adulta, as alterações hormonais geram grandes transformações e podem influenciar no aparecimento de problemas como a acne, depressão, distimia, transtorno de ansiedade entre outros. A acupuntura contribui para diminuição e controle da acne, depressão, distimia, dos transtornos de ansiedade entre outras alterações, além de promover o reequilíbrio energético e o bem estar geral.

Na adolescência, fase de transição entre a infância e a vida adulta, as alterações hormonais geram grandes transformações e podem influenciar no aparecimento de problemas como a acne, depressão, distimia, transtorno de ansiedade entre outros.


A acupuntura contribui para diminuição e controle da acne, depressão, distimia, dos transtornos de ansiedade entre outras alterações, além de promover o reequilíbrio energético e o bem estar geral.
A acupuntura além do equilíbrio energético promove um efeito analgésico, anti-inflamatório e de regulação hormonal o que contribui para a diminuição e controle dos sintomas da Tensão Pré-Menstrual.

É frequente após a menarca e ao longo da vida da mulher o aparecimento de sintomas como alteração do humor, irritabilidade, ansiedade, enxaqueca, cólica após o período de ovulação, o que caracteriza a Síndrome ou Tensão Pré-Menstrual (TPM).



A acupuntura além do equilíbrio energético também promove um efeito analgésico, anti-inflamatório e de regulação hormonal o que contribui para a diminuição e controle dos sintomas da Tensão Pré-Menstrual.

A fertilidade da mulher começa a diminuir por volta dos 30 anos e as chances de gravidez começa a diminuir significativamente a partir dos 35 anos. Após esse período a proporção de mulheres com problemas de fertilidade, com histórico de abortos espontâneos ou outras complicações aumenta significativamente.


A acupuntura tem um papel importante nesta fase desde o preparo da mulher no que diz respeito ao equilíbrio energético, físico e emocional para uma gravidez e gestação saudável, um trabalho de parto tranquilo e para o desenvolvimento saudável do Bebê.


É um importante método auxiliar nos tratamentos para infertilidade.


A acupuntura tem um papel importante desde o preparo da mulher no que diz respeito ao equilíbrio energético, físico e emocional para uma gravidez e gestação saudável, um trabalho de parto tranquilo e para o desenvolvimento saudável do Bebê. É um importante método auxiliar nos tratamentos para infertilidade.

Desde 2002 diversos estudos vêm sendo desenvolvidos sobre a acupuntura na fertilidade com bons resultados no que diz respeito ao aumento do índice de sucesso na Fertilização In Vitro (FIV), proporcionando a melhora do fluxo sanguíneo dos ovários e do útero, a melhora da qualidade do endométrio para a transferência do embrião, contribuindo para a regulação dos níveis hormonais e para o aumento das taxas de ovulação.

Tem efeito também na diminuição das contrações do útero no período da transferência dos embriões, proporcionando um ambiente mais propício à implantação.


Os estudos também demonstram efeitos positivos da acupuntura associada ao tratamento da Síndrome do Ovário Policístico, endometriose entre outras alterações.


A Acupuntura Tradicional Chinesa também auxilia na redução do estresse e da ansiedade durante o ciclo menstrual e durante todo tratamento, contribuindo também para diminuição dos efeitos colaterais das medicações.


Durante a gestação a acupuntura ajuda na diminuição dos enjoos, na melhora do funcionamento intestinal, na diminuição da retenção hídrica, no controle das oscilações emocionais, na melhora do sono, da dor lombar, no desenvolvimento fetal saudável, entre outros benefícios.

No Trabalho de parto, a acupuntura ajuda a aliviar a dor, a reduzir significativamente a duração do trabalho de parto, promovendo mais relaxamento para a gestante, além do aumento das contrações uterinas.



Durante a fase de amamentação o tratamento pela acupuntura ajuda a diminuir a tensão, o nervosismo, a ansiedade e o cansaço da Mãe, fatores esses que podem prejudicar a amamentação e a produção do leite. A acupuntura também auxilia na produção e liberação do leite materno.
Durante a fase de amamentação o tratamento pela acupuntura ajuda a diminuir a tensão, o nervosismo, a ansiedade e o cansaço da Mãe, fatores esses que podem prejudicar a amamentação e a produção do leite. A acupuntura também auxilia na produção e liberação do leite materno.

No climatério fase de transição da mulher do período reprodutivo (ovulatório) para o não-reprodutivo, ocorre a diminuição das funções ovarianas o que faz com que os ciclos menstruais se tornem irregulares. É uma fase que gera mudanças físicas e emocionais para a mulher, caracterizada pelo aparecimento de alterações vasomotores, físicas, ósseas, cardiovasculares e psicológicas que afetam sua qualidade de vida.


A Acupuntura é um importante método auxiliar de tratamento contribuindo para o bem estar da mulher tanto na fase do climatério quanto na menopausa, além de controlar e diminuir sinais e sintomas como as ondas de calor (fogachos), suor noturno, insônia, cefaleia, depressão, ansiedade, irritabilidade, dores articulares e musculares entre outros.

Após o climatério a mulher entra na menopausa que é definida como o término permanente da menstruação.


A Acupuntura é um importante método auxiliar de tratamento contribuindo para o bem estar da mulher tanto na fase do climatério quanto na menopausa, além de controlar e diminuir sinais e sintomas como as ondas de calor (fogachos), suor noturno, insônia, cefaleia, depressão, ansiedade, irritabilidade, dores articulares e musculares entre outros.

É importante que a mulher tenha um processo de envelhecimento saudável, com qualidade de vida e para isso ela precisa estar bem consigo mesma para enfrentar as dificuldades e conseguir manter o equilíbrio físico, emocional e energético.


A Acupuntura Tradicional Chinesa vem desempenhando um papel importante na manutenção da saúde integral da mulher em todas as suas fases, proporcionando equilíbrio e bem-estar geral.


Apresenta resultados eficazes em relação a melhora de diversos sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais que podem aparecer em cada fase de vida da mulher.


Esses resultados são frutos do reequilíbrio energético que vai além do corpo físico, uma vez que a Acupuntura Tradicional Chinesa tem ação direta na causa principal, energética, respeitando as características e necessidades de cada mulher, com base nos resultados de uma avaliação minuciosa.


A Acupuntura Tradicional chinesa busca manter ou recuperar o potencial de energia vital circulante em cada indivíduo, fortalecendo dessa forma todo organismo, órgãos e sistemas, fazendo com que essa energia flua de forma harmoniosa por todas as vias. Por essa razão, apresenta resultados eficazes no que diz respeito a prevenção, controle e cura, uma vez que a manutenção do equilíbrio energético fortalece o indivíduo não só no aspecto físico e emocional, mas principalmente no aspecto energético.
No Instituto SeneS, onde buscamos avaliar  cada mulher em suas diferentes fases, considerando sua história de vida e todos os  aspectos que a envolvem, ou seja, físicos, emocionais e cognitivos, além de investigarmos as vias Principais e Secundárias de circulação energética, o pulso e a língua para chegarmos em um tratamento eficaz, único e individualizado para cada paciente.

Essa é a Acupuntura Tradicional Chinesa que acreditamos e realizamos no Instituto SeneS, onde buscamos avaliar cada mulher em suas diferentes fases, considerando sua história de vida e todos os aspectos que a envolvem, ou seja, físicos, emocionais e cognitivos, além de investigarmos as vias Principais e Secundárias de circulação energética, o pulso e a língua para chegarmos em um tratamento eficaz, único e individualizado para cada paciente.

bottom of page