O que acontece quando o paciente é bem orientado e recebe informações completas e de qualidade?


É comum recebermos queixas de pacientes que vieram de outros serviço realizados principalmente por convênios médicos, de atendimentos por um único fisioterapeuta a vários pacientes simultaneamente o que muitas vezes não permite que o fisioterapeuta possa ouvir verdadeiramente seu paciente, escutar suas queixas com atenção e acolher suas dúvidas.

Na corrida contra o relógio, alguns exercícios fisioterapêuticos são realizados, alguns procedimentos de analgesia são feitos, mas não há tempo para o diálogo, para a troca de informação, para os ensinamentos.

É comum recebermos pacientes de outros serviços que nos procuram para Orientação Fisioterapêutica, para tirar dúvidas, para aprender como podem contribuir para uma recuperação mais rápida e eficaz no seu dia a dia.

Acontece que, somente quando o fisioterapeuta dedica boa parte do tempo do atendimento para ouvir e ensinar o paciente, é que este conquistará autonomia e independência, para ser protagonista de sua própria recuperação.

Essa autonomia e independência conquistada pelo paciente com a ajuda do seu fisioterapeuta faz com seu tratamento seja mais rápido, eficaz e com muito mais qualidade. As orientações que o fisioterapeuta passa ao paciente para realização de exercícios em seu domicílio e para o seu dia-a-dia são tão ou mais valiosas quanto o próprio atendimento no consultório.

Um paciente que passa, por exemplo, por uma cirurgia ortopédica por causa de uma fratura, precisa saber que existem orientações específica em relação a cuidados, posicionamento, exercícios e medidas analgésicas para cada tipo de cirurgia, para cada momento do pós-operatório, para cada tipo de material utilizado. Precisa ser orientado em como e quando fazer cada exercício, qual ajuda necessária e até qual limite ele pode ir. O paciente também precisa saber como ajustar os equipamentos auxiliares da marcha, as imobilizações para não gerar sobrecarga no local da cirurgia e problemas adicionais de postura. Precisa saber como cuidar das cicatrizes e evitar maiores dificuldades de movimento. Precisa saber qual a melhor forma de realizar as transferências.

Por isso, acreditamos que é Bom saber sentir bem. O Saber passado pelo fisioterapeuta ao paciente, com explicações claras e precisas, leva diretamente ao Sentir: contribui para o seu bem-estar, para a recuperação e manutenção da sua saúde e para sua qualidade de vida.

Nós do Instituto SeneS acreditamos que esse empoderamento, esse Saber por parte do paciente só acontece quando ele se Sente acolhido, cuidado. Sentimentos esses que vão gerar Bem Estar, Tranquilidade, Equilíbrio e a Vontade de ter uma qualidade de vida melhor, de ter saúde, de Ser o protagonista da sua recuperação. E sobre esse Sentir temos no Instituto SeneS uma grande Responsabilidade e Cuidado para que ele seja desenvolvido por nossos pacientes de forma plena durante a condução de todo nosso trabalho.

Esse é o nosso Trabalho no Instituto Senes! Essa é a Fisioterapia que Acreditamos e que não medimos esforços para seja realizada com todos os nossos Pacientes!

Esse é o trabalho que temos por objetivo Ensinar e Compartilhar com todos os nossos Alunos, nos nossos cursos de aprimoramento, para quem sabe um dia pela multiplicação desse conhecimento, do Saber e do Sentir Integrados no Cuidar e na Atenção para com cada Ser, a partir do Trabalho e dedicação de cada Fisioterapeuta que já tem dentro de si esse conhecimento Integrado, possamos fazer com que realmente a Fisioterapia seja exercida de forma que a primeira Intenção, e quem sabe um dia a Única, seja a de Ajudar e Contribuir efetivamente com a melhora de todos aqueles que precisam dos cuidados de um Fisioterapeuta!

E você? Acredita no mesmo que nós?


  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
FALE CONOSCO

(11) 3881 9203      Whatsapp (11) 98159-9815 

Atendimento telefônico de 2ª a 6ª das 9h às 18h

Rua Vergueiro, 3558 Conj. 407 Vila Mariana - São Paulo - SP

Fácil acesso: próximo à estação de metrô Klabin, estacionamento no local

contato@senes.com.br

Resp. Técnica: Claudinéa Guedes Yamashiro CREFITO 20332-F