Fisioterapia Integrada a Acupuntura:uma aliada no alívio e controle da Dor


A dor é uma resposta protetora do organismo a agentes patogênicos internos ou externos, que resulta em efeitos indesejáveis quando não controlada. Pode se apresentar de forma aguda ou crônica, de diferentes formas e associada a múltiplos sintomas.


A fisioterapia tem um papel fundamental no controle da dor uma vez que ajuda a combater fatores que contribuem para o aumento da dor, permite o desenvolvimento do Saber do paciente em relação as alterações apresentadas, sobre a sua dor, sobre os impactos que ela gera na sua saúde e como ter o controle sobre a mesma.


A acupuntura também tem se mostrado um recurso analgésico eficaz para o alívio de dores de diversas origens e em diferentes regiões do corpo, contribuindo também para o controle da dor e um maior período de remissão nas doenças ortopédicas e reumáticas crônicas.


Diversos estudos mostram que o efeito analgésico da acupuntura e o controle da dor se devem ao fato da acupuntura: - Ativar o sistema modulador da dor por hiperestimulação das terminações nervosas de fibras mielínicas A-δ, responsáveis pela condução do estímulo aos centros medulares, encefálicos e eixo hipotálamo-hipofisário; - Gerar na medula espinhal a modulação dos estímulos nociceptivos por inibição pré-sináptica, devido à liberação de encefalinas e dinorfinas; - No mesencéfalo as encefalinas e a ativação do sistema central de modulação da dor promovem a liberação de serotonina e norepinefrina nos sistemas descendentes; - A eletroacupuntura ativa neurônios bulbo espinhais, o que promove liberação de noradrenalina e ativação de α2-adrenoreceptores do corno dorsal da medula, que é uma via não opioide de ação da eletroacupuntura; - A acupuntura também estimula o eixo hipotálamo-hipofisário a liberar ß-endorfinas na circulação sistêmica e no líquor o que contribui também para a diminuição da dor; - Estimula o núcleo hipotalâmico supraóptico a secretar arginina-vasopressina e ocitocina, que promovem aumento no limiar da dor; - A eletroacupuntura também modula a atividade dos receptores NMDA, que estão envolvidos no desenvolvimento da dor crônica.


A Fisioterapia Integrada a Acupuntura permite um controle ainda mais rápido e duradouro de diversos quadros álgicos e consiste em unir as condutas analgésicas da fisioterapia com as técnicas de analgesia da acupuntura em uma mesma sessão, potencializando todo tratamento e fazendo com que o resultado do tratamento seja mais rápido e efetivo.


É importante que o fisioterapeuta acupunturista saiba reconhecer a necessidade de cada paciente por meio de uma avaliação minuciosa da dor e das alterações físicas,emocionais, psíquicas e energéticas apresentadas. Dessa forma, será possível reconhecer os objetivos e condutas do tratamento de acordo com as necessidades de cada paciente.

A Avaliação cuidadosa e detalhada da dor é a primeira e mais importante etapa do tratamento.

A avaliação permite conhecer a origem da dor, o mecanismo de aparecimento e desenvolvimento, os sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais associados a ela, permitindo identificar, quantificar e qualificar o quadro álgico, para então conduzir o tratamento de forma a obter o melhor resultado terapêutico.

Todas as técnicas de analgesia pela acupuntura têm seus benefícios desde que bem indicadas e aplicadas em função das características e necessidades de cada paciente. Estabelecendo assim um tratamento único para cada paciente, pois cada Ser é um Ser, com suas diferenças e peculiaridades.

Quando a dor estiver sob controle ou em um grau moderado deve ser iniciado o reequilíbrio energético que permite o reequilíbrio do corpo energético, físico e emocional, permitindo tratar a causa das alterações no corpo físico na sua origem, energética, e não somente a causa física e seus sinais e sintomas. Dessa forma conseguimos uma resposta ao tratamento mais rápida, efetiva e duradoura.


80 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
FALE CONOSCO

(11) 3881 9203      Whatsapp (11) 98159-9815 

Atendimento telefônico de 2ª a 6ª das 9h às 18h

Rua Vergueiro, 3558 Conj. 407 Vila Mariana - São Paulo - SP

Fácil acesso: próximo à estação de metrô Klabin, estacionamento no local

contato@senes.com.br

Resp. Técnica: Claudinéa Guedes Yamashiro CREFITO 20332-F