top of page
  • Profa. Dra. Claudinéa Yamashiro

Conheça mais sobre a Fisiologia Energética

Atualizado: 19 de abr. de 2023

A Medicina Tradicional Chinesa considera e distingue dois grupos de vísceras, os chamados Zang e Fu. Os Zang (órgãos) são denominados funções yin e os Fu (vísceras) funções yang.

Os Zang têm por função guardar a energia pura, produzir e armazenar a essência Qi. A característica funcional comum aos Cinco Órgãos (Zang) é armazenar e metabolizar a Energia Essencial (Jing Qi).

Os Fu têm como função receber, levar, transportar, extrair substâncias nutrientes, propagar e transformar as energias orgânicas. A característica funcional comum às Seis Vísceras (Fu) é receber, conter, digerir e impulsionar a água e os cereais (nutrientes).

Medicina Tradicional Chinesa - Fisiologia Energética

Os 6 Zàng constituem:

Fígado

É na Medicina Tradicional Chinesa, considerado o Controlador do Planejamento, uma vez que organiza as ações do corpo, estabelecendo todo o seu metabolismo. Ele organiza as funções de todos os órgãos e mantém o sangue livre de toxinas de modo que possam funcionar bem.

Coração

É considerado o Supremo Controlador, pois tem a responsabilidade de tomar o comando e estabelecer a ordem da vida dentro do organismo.

Constitui a sede da “psique” , da consciência, da razão, da inteligência global.

Mestre Cerebral

A função Yin Mestre Cerebral equilibrada permite o movimento harmônico do sangue e do Qi através do organismo e a harmonização de todas as sensações internas. Junto com a função Yin do Coração, habilita todos os órgãos e sistemas a funcionarem em equilíbrio.

Baço

Se a Energia do Baço estiver equilibrada, os quatro membros terão nutrição suficiente e os seus movimentos serão leves e fortes, a memória, a concentração, a reflexão, a compreensão estarão em perfeito estado de funcionamento.

Pulmão

O pulmão é o Controlador do Qi de todo o corpo e do ar da respiração, responsável pela purificação e regeneração do sangue e da mente.

Os Pulmões são as asas do Coração, receptáculos da força vital, governam a pele, mucosa e se comunicam com o exterior através do nariz.

Rim

A energia Essencial do Rim ocupa um importante papel que beneficia o nascimento, guia todo o desenvolvimento e a maturidade do organismo.

A função Yin do Rim em equilíbrio gera facilidade de adaptação, perseverança, força, força de Vontade, capacidade de colocar metas.


Os 6 Fu constituem:

Vesícula Biliar

Acumula, reabsorve e secreta a bile cuja fonte está no Fígado, complementa a função hepática. No aspecto psíquico é o sistema de tomada de decisões. Comanda o espírito da decisão e coragem.

Intestino delgado

Tem função digestiva e de equilíbrio hídrico.

Triplo Aquecedor

É composto pelo Aquecedor Superior que tem função cardiorrespiratória; Aquecedor Médio que tem função digestiva; Aquecedor Inferior que tem função geniturinária.

Controla o calor do corpo, o calor da simpatia e dos vínculos sociais e de família.

Estômago

Tem função digestiva.

Intestino Grosso

Tem como função a absorção da água e eliminação de substâncias. É o Controlador da Drenagem dos detritos.

Bexiga

Armazena o excesso de água e controla sua passagem para fora do corpo, elimina a urina.

Conhecer a fisiologia energética das funções Yin e Yang nos permite entender o porquê dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente que são consequência de uma alteração que em primeiro momento ocorreu a nível energético, conseguindo ser detectada apenas no exame do pulso.

Quando o sistema energético perde a capacidade de auto regulação aparece os sinais e sintomas das Vias Regulares (Meridianos) correspondentes as funções em desequilíbrio.

Conhecer a fisiologia energética dos Zang Fu é de fundamental importância para o Diagnóstico Energético, para acompanhar a evolução da alteração e ou doença, para confirmar os achados da Boca dos Sopros (Pulsologia) permitindo o aprimoramento do exame do pulso, do Saber e do Sentir.

5.766 visualizações0 comentário
bottom of page