top of page
  • Profa. Dra. Claudinéa Yamashiro

A orelha é um fascinante microssistema que reflete todo o corpo humano

Atualizado: 19 de abr. de 2023

O pavilhão auricular é uma parte muito importante do corpo humano, pois mantem relação com todos os órgãos e regiões do corpo, ou seja, cada órgão e região do corpo possui uma correspondência auricular.

Assim, quando certo órgão ou região perde seu equilíbrio fisiológico, o seu ponto de projeção na orelha torna-se doloroso e pode ser detectado.

Acupuntura Auricular e Auriculoterapia

A acupuntura auricular e a auriculoterapia são métodos terapêuticos utilizados no tratamento de todas as enfermidades físicas e psíquicas, dores em geral, bem como para potencializar os efeitos de outros tratamentos, principalmente tratamentos pela acupuntura tradicional chinesa, promovendo a melhora ou o alívio dos sintomas.

São amplamente utilizadas na assistência à saúde, tanto nos aspectos preventivos como curativos. Os distúrbios que podem ser tratados incluem problemas musculoesqueléticos como dores articulares, musculares, dor lombar, distúrbios hormonais, sintomas associados à menopausa, dores de cabeça, distúrbios da tireoide, asma e alergias, problemas digestivos, problemas de pele (dermatites), hipertensão arterial, problemas emocionais como medos e ansiedade, entre outros.

O tratamento consiste no estímulo de pontos localizados no pavilhão auricular após uma minuciosa avaliação do paciente, levando em consideração a queixa principal, o aspecto físico, psicológico e o funcionamento de todos os órgãos e sistemas. É fundamental o exame físico do pavilhão auricular, que consiste em palpação e inspeção. Dessa forma, é possível chegar nos pontos ativos e, assim, determinar os pontos de tratamento, segundo os resultados da avaliação individual.

A estimulação dos pontos no pavilhão auricular é feita através da aplicação de agulhas, esferas e/ou sementes, podendo ser complementada com outros tipos de estímulos.

1.084 visualizações0 comentário
bottom of page