top of page
  • Profa. Dra. Claudinéa Yamashiro

Em tempos de H1N1: prevenção pela Acupuntura Pediátrica

Atualizado: 28 de dez. de 2022

O sistema imunológico das crianças é imaturo e não está adequadamente preparado para protegê-las do impacto das viroses. Bebês e crianças que frequentam creches, berçários e a educação infantil são, de fato, mais propensas a ficar doentes: é impossível fazer com que elas não entrem em contato com os vírus, uma vez que as narinas, a boca e a garganta são as portas de entrada deles ao organismo.

A acupuntura pediátrica preventiva tem como objetivo diminuir a incidência das doenças e afecções frequentes nas crianças, fortalecendo o seu sistema imunológico e mantendo o equilíbrio energético.

Ela ajuda a aumentar a resistência do organismo mesmo em caso de contato com o vírus, diminuindo a chance de acometimento de viroses respiratórias, como a gripe - inclusive a causada pelo H1N1 -, os resfriados comuns, bem como as viroses intestinais.

Nas crianças que já manifestam os sintomas de algum tipo de virose, o tratamento através da acupuntura também ajuda a melhorar todo o quadro sintomático, contribuindo para impedir o agravamento da doença e o desenvolvimento das infecções secundárias.

H1N1: prevenção pela Acupuntura Pediátrica

A acupuntura pediátrica também é utilizada no tratamento de diversas enfermidades físicas e psíquicas e nos tratamentos de dores em geral. Apresenta ótimos resultados no tratamento das doenças respiratórias como bronquite, asma, rinite, entre outras, e no tratamento de cólica, enurese noturna (xixi na cama) e distúrbios do sono.

Em bebês e crianças até 7 anos, são utilizadas sementes ou esferas metálicas ao invés de agulhas, o que torna o tratamento totalmente indolor, podendo ser complementada com outros recursos. A aplicação da acupuntura é feita em meio a diversas atividades lúdicas, o que torna o tratamento prazeroso para o pequeno paciente. Já as crianças maiores de 7 anos apresentam melhor resultado com o uso de agulhas, e, da mesma forma, não sentem dor alguma durante o tratamento.

A frequência das aplicações varia de acordo com o quadro clínico da criança. De maneira geral, ela deve receber o tratamento uma vez por semana e, assim que possível, passar a receber de 15 em 15 dias, até passar para uma vez ao mês, ficando a critério dos pais seguir ou não com o tratamento preventivo. Na criança saudável é realizado apenas o tratamento preventivo onde são realizadas 3 sessões com intervalo de 1 semana, 1 sessão com intervalo de 15 dias e as sessões seguintes são realizadas 1 vez por mês.

Desse modo, a acupuntura pediátrica preventiva contribui para o crescimento saudável e feliz das crianças.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page