Profa. Dra. Claudinéa Yamashiro

1 de jun de 20182 min

Acupuntura Tradicional Chinesa contribui na prevenção e na recuperação do AVC

Atualizado: 28 de dez de 2022

O AVC (Acidente Vascular Cerebral), popularmente conhecido como derrame, é uma das principais causas de morte e de sequelas no mundo e no Brasil segundo a Organização Mundial de Saúde.

A doença é consequência da insuficiência no fluxo sanguíneo em uma determinada área do cérebro decorrente da malformação arterial cerebral (aneurisma), da hipertensão arterial, de cardiopatias e tromboembolia. Entre as sequelas decorrentes do AVC estão à dificuldade na fala e perda de movimentos de parte do corpo.

O caminho da prevenção

Segundo estudos, 90% dos casos de AVC poderiam ser evitados por meio do controle dos fatores de riscos como a hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo, tabagismo, colesterol alto, abuso de álcool, alterações cardiovasculares e dietas ricas em gordura e sal.

No caminho da prevenção, a Acupuntura Tradicional Chinesa ajuda no controle da hipertensão, principal fator de risco do AVC, promovendo o reequilíbrio energético e consequentemente a normalização da pressão arterial, a diminuição do peso e o controle do diabetes. O reequilíbrio energético gerado pela acupuntura também contribui para a diminuição da ingestão de álcool e cigarro, além de proporcionar bem-estar físico e emocional.

O caminho da recuperação

Quando a doença já se faz presente, a Acupuntura Tradicional Chinesa potencializa os resultados da Fisioterapia e de outras terapias. Contribui com o processo de recuperação do paciente por meio do reequilíbrio energético, no que diz respeito a melhora clínica, cognitiva, física e emocional.

Quanto mais cedo o paciente iniciar o tratamento pela acupuntura, melhores serão os resultados. É importante associar a Acupuntura Tradicional Chinesa à Craniopuntura Chinesa para potencializar ainda mais o ganho de movimentos, de sensibilidade e a melhora da fala.

É importante lembrar que a Acupuntura Tradicional Chinesa envolve uma avaliação minuciosa do paciente, incluindo aspectos físicos e psíquicos, exame do pulso e da língua para conseguirmos detectar as vias em desequilíbrio e selecionarmos os pontos de tratamento que são específicos para cada paciente, segundo suas características energéticas.

O reequilíbrio energético pela Acupuntura Tradicional Chinesa é realizado uma vez por semana. A frequência da Craniopuntura Chinesa é estipulada de acordo com o resultado da avaliação inicial.

    2210
    0